As vendas do Chile para o Brasil de salmão e trutas seguem avançando. No primeiro trimestre, os embarques somaram US$ 247 milhões (+0,6%). Apesar da leve alta, o mercado brasileiro se mantém como o principal destino na América Latina para a pesca e aquicultura.
Outro grande destaque da pauta exportadora chilena são os produtos lácteos como leite em pó, soro de leite e queijos mozzarela e gouda, que registraram vendas de US$ 11,49 milhões no mesmo período, alta expressiva de 137,8%.
Na sequência, aparecem carnes ovinas, suínas e de aves, com US$ 2,48 milhões (202,4%).
Já os sucos de frutas convencionais e orgânicos registram vendas de US$ 1,30 milhão (364,3%). As informações são do ProChile – instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile, responsável pela promoção comercial e de exportações do Chile no mercado brasileiro.
“A forte relação comercial entre Chile e Brasil, além da alta qualidade de nossos produtos, nos permite seguir ampliando os embarques do setor de pesca e aquicultura, além de ampliar nossa pauta exportadora para outros produtos como lácteos, carnes ovinas e suínas. Essa boa relação comercial entre os dois países faz do Brasil nosso principal mercado exportador na América Latina”, afirma Hugo Corales, diretor comercial do ProChile no Brasil.
Autoridades do Chile e empresas chilenas na Apas Show 2025
O embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo Cabrera, e a cônsul Vanessa Pohl estarão presentes dia 12 na abertura da Apas Show 2025, maior evento de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira de supermercados do mundo que acontece até dia 15 no Expo Center Norte, em São Paulo.
A partir das 14h, as autoridades participam da inauguração do stand de ProChile ao lado de seu diretor Hugo Corales. O ProChile é a instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção comercial do país no mercado brasileiro e que traz ao evento 22 empresas chilenas fabricantes de alimentos e bebidas, inclusive uma do setor de lácteos.
Além da presença das autoridades no dia da abertura, visitantes e varejistas de todo o Brasil terão a oportunidade de conhecer diretamente nos estandes das empresas expositoras os conceituados vinhos e diversos tipos de alimentos chilenos, que já fazem parte do dia a dia da mesa do consumidor brasileiro.
“A Feira Apas Show 2025 é o maior evento de alimentação e bebidas do Brasil e ProChile trabalha para facilitar a chegada de novas empresas chilenas ao mercado brasileiro afim de contribuir para a diversificação de nossas exportações nos dois segmentos. O Brasil é um mercado estratégico principalmente para embarques de pequenas e médias empresas, pela proximidade e pela logística envolvida. Atualmente, é o quarto maior mercado de destino das nossas exportações no mundo e nosso maior parceiro comercial na América Latina”, diz Hugo Corales, diretor de ProChile no Brasil.