Aconteceu na sexta-feira, dia 18, a solenidade de assinatura do contrato de concessão do Porto Meridional de Arroio do Sal. O evento marcado para acontecer na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande (FIERGS) e contou com a presença de representantes do Governo Federal. O projeto ainda depende de licenciamento ambiental.
Com um investimento estimado em mais de R$ 1,3 bilhão, o projeto visa criar uma infraestrutura portuária moderna e eficiente, capaz de atender às crescentes demandas do comércio internacional. A expetativa é que o novo porto gere cerca de sete mil empregos diretos e indiretos. Localizado no Litoral Norte, o Porto Sul de Arroio do Sal terá um terminal privativo com capacidade para movimentar até 40 mil toneladas por ano.
No dia 26 de setembro, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, já haviam anunciado a assinatura do contrato para a execução do Porto Meridional de Arroio do Sal.
Desde então, a construção do Porto de Arroio do Sal tem dividido opiniões no Estado.
No mês passado, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), que reúne 23 prefeituras da região sul, afirmou que “a iniciativa trará sérios impactos socioambientais e econômicos para o Rio Grande do Sul, enquanto o potencial portuário existente no Rio Grande e no Rio Grande do Sul é muito grande”.